domingo, 27 de janeiro de 2013

Ai que medo... tenho fobia.


As pessoas desenvolvem fobias de tudo que é jeito. Das mais comuns (baratas, cobras, aranhas, altura, aviões, etc.), até aquelas mais esdrúxulas (fobia de palavras grandes, de narizes, do próprio nome, entre outros). Tem pessoas incríveis como o Jameson (rapazinho que é técnico em uma clínica onde fiz um exame) que, depois de perguntar se eu tinha fobia de agulhas ficou um tempo pensativo e então falou a frase impactante: “Acho que não tenho nenhuma fobia”. Ele pertence a uma classe extensa e admirável da população que não tem fobia; tão admirável quanto a classe que estaciona o carro de ré... Acho impressionante esta façanha.

Eu estou na categoria dos esdrúxulos. Minha fobia é estranha, confesso. Já procurei meus iguais nos sites de buscas e não os encontrei. Tenho verdadeira fobia a submarinos. Sinto-me tonta quando vejo uma foto ou imagem de um. Não consigo imaginar a origem. Algumas pessoas tentam explicar esse fato inexplicável. Já me disseram que posso ter morrido num ataque a um submarino em outra vida. Já ouvi deboches dizendo que posso até mesmo ter sido um submarino que reencarnou como uma mulher medrosa.

Um dia desses descobri que uma vez vi um submarino pessoalmente e desmaiei. Engraçado é que simplesmente apaguei da minha memória esse episódio.

Meu netinho Israel, de 4 anos, que é um menino superinteligente e já mostra traços de humor sarcástico, adorou saber que eu não posso nem ouvir a palavra submarino. Ele chega perto do meu ouvido e fala baixinho SUBMARINO.

Resolvi que preciso me libertar desta fobia ridícula. Embora não corra o risco de ver submarinos trafegando pelas ruas da cidade; a não ser que haja um hiper-ultra-mega tsunami que traga um até aqui. Afinal, aqui é Brasília e só tem o lago Paranoá, onde vemos, no máximo, jacarés (que adoram visitar o Palácio do Planalto) e capivaras gordinhas que sacodem suas banhas em alegres mergulhos.

Minha filha, com ares de psicóloga, resolveu me ajudar e me perguntou o que a ideia de submarino me trazia à mente. O que me incomodava na imagem dele. Era porque era grande e ficava no mar? Mas então, por que eu não tinha medo de baleias?

O caso é que a baleia simplesmente existe. O mar é o seu lugar, faz parte do contexto. Os submarinos não. Submarinos são ardilosos. Eles andam embaixo d’água, nas profundezas, com motivos excusos. A qualquer momento eles submergem, gigantescos, frios e totalmente fora do contexto, ao contrário das queridas baleias, que só querem nadar, procriar, enfeitar o lugar e morrer de velhice (não encalhadas em uma praia qualquer por ação de seres humanos ridículos que somos).

Sei que não posso fazer com que todos os submarinos do mundo sejam desintegrados, não enquanto eu não dominar o planeta. Preciso então começar a lidar com o que ele representa. Não gosto de nada ardiloso que possa submergir das profundezas. Isso se aplica aos outros e a mim mesma. Talvez precise entrar em contato com a parte fria e belicosa que há em mim e que pode sair a qualquer momento. Preciso lembrar que o submarino não serve só para atacar, ele também serve para proteger um território. Não preciso ser tão rigorosa comigo mesma e devo aceitar que tenho um lado ardiloso, como todo mundo.

Quanto ao fato de me surpreender com os outros, que podem mostrar seu lado “submarino” e me surpreender quando eu estiver navegando por águas tranquilas, exitem duas saídas:sucumbir ou acionar meu antimíssil.

Assim vou seguindo agora. Fortalecendo meu ataque, minha defesa e procurando olhar o submarino com outros olhos. Acho que é entendendo e enfrentando os medos que poderemos superá-los.

Anita Safer

21 comentários:

  1. Muito bom, vc escreve muito bem. Parabéns!


    P.S. Tenho pavor de baratas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Finalmente achei alguem que tem a mesma fobia que eu! Tambem nao entendo o porque mas tenho. :D

    ResponderExcluir
  3. Que legal!!! Nunca tinha encontrado ninguém que tivesse esta fobia, e olha que pesquisei bastante... Obrigada por comentar, agora me sinto menos solitária e estranha...rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, achei que fosse só eu! Esses dias chorei só de ver um na tela do cinema!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline,acho que somos poucos com essa fobia. Precisamos nos unir...haha. Só de pensar no filme que você assistiu já to tonta. Valeu por comentar. :)

      Excluir
  5. Achei que era a única no mundo com essa fobia. Estou aliviada por encontrar vocês! Confesso que essa coisa me dá medo e muita agonia, não consigo nem pesquisar por imagens no google.

    ResponderExcluir
  6. Gente finalmente encontrei vocês me sentia uma maluca por achar que eu era a unica no mundo com fobia de submarino! Meu Deus estou muito aliviada por isso e infelizmente eu não sei explicar o porque disso mais eu tenho muito medo desse negocio uma agonia muito ruim quando eu vejo uma foto eu fico com falta de ar um frio na barriga e minhas pernas ficam moles e me da um frio na barriga é horrivel o que eu sinto e estranho também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito agradecida por seu comentário! É mesmo um alívio encontrar outras pessoas que entendam do que estou falando, as pessoas próximas só conseguem rir da minha cara...hahaha. Grande abraço!

      Excluir
    2. Muito agradecida por seu comentário! É mesmo um alívio encontrar outras pessoas que entendam do que estou falando, as pessoas próximas só conseguem rir da minha cara...hahaha. Grande abraço!

      Excluir
  7. Ó! Eu tenho PAVOR de submarino! Hahahah achei que era só eu no mundo, nunca tinha procurado na internet. Mas eu acho que eu tenho medo porque sou claustrofóbica. Aí a idéia de um submarino todo fechado, rodeado de água me assusta. Uma vez vi um pedaço de um filme de terror num submarino eu nem dormi! Hahahah

    ResponderExcluir
  8. Eu realmente achava que era a única com essa fobia. Tenho 19 anos e nunca vi um pessoalmente e só de imaginar, já fico agoniada. Não vejo em fotos, nem em filmes. Por mim, exterminaria todos os subm... Do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível, né, Vitória? Também achei que era só eu, mas agora vejo que mais pessoas sentem o mesmo. Obrigada por comentar.

      Excluir
  9. Caramba, estava ouvindo um Podcast sobre fobias, resolvi procurar no google sobre minha fobia.
    Encontrei este post e fico feliz em saber que alguém possue a mesma fobia que eu.
    Obs: Nunca vi pessoalmente, mas as imagens me causam extremo desconforto. Inclusive fotos de aviões no ar, mesmo caso dos submarinos no meio do nada no mar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por comentar. Só quem sente o mesmo é capaz de entender.

      Excluir
  10. Eu tenho pavor de submarinos, e nunca nadaria perto de um navio, só de pensar em cair na água perto de um me deixa muito aflito! Bom saber que não sofro dessas fobias sozinho hahaha, engraçado que coisas naturais eu também não tenho medo, o nome disso se chama Submechanophobia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao valdrighi da silva7 de agosto de 2018 às 06:13

      Tambem achei que era o uncio, bom saber que existem mais pelo mundo

      Excluir
  11. Joao valdrighi da silva7 de agosto de 2018 às 06:11

    Tenho 14 anos e a uns anos atrás descobri que tenho muito medo ao ver submarinos e barcos naufragados, achei q era o uncio, as vezes tambem arrepio ao ver monstros grandes em filmes que se passam debaixo d'agua, mas isso acho que e mais normal

    ResponderExcluir
  12. Não me sinto mais sozinha no Mundo!! Esse texto definiu exatamente o que Eu sinto, e Eu nunca entrei em um submarino.

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal, tenho 28 anos, descobri essa fobia à 4 anos quando assisti o filme "Homens de Honra" com o cuba Jr. Amo esse filme porém não posso assistir mais pois em uma cena aparece um submarino gigante, gigante mesmo! Aquile é pavoroso, quando vi na hora cobri a cabeça esperei passar a cena e voltei a assistir. Tenho um medo um pouco mais leve mais tbm considerável de casco de navio, no filme "Titanic" no momento em que o navio está afundando e a hélice do navio fica amostra tbm é apavorante pra mim não consigo ver. Não contei pra ninguém aqui em casa, Deus me livre sofrer bullying dentro de casa kkk, bom mais é isso espero que isso um dia passe ou que possa surgir uma terapia positiva. Vlw

    ResponderExcluir