Sei que todos os dias de nossas vidas são nossos. Afinal, em nossa história, somos os protagonistas. As pessoas chegam, partem, algumas permanecem por um longo tempo; mas ficar com a gente, pra valer, só nós mesmos. Que bom. Que sejamos, então, uma ótima companhia.
O tempo todo precisamos estar nos dedicando a alguma coisa ou a alguém. Trabalho, estudo, família, relações sociais e outras demandas. Ufa! Tem dias que a gente quer parar um pouco. Eu AMO cinema, desde sempre. Quando tinha 14 anos (dia desses...rs) resolvi que em todos os meus aniversários iria ao cinema à tarde. A parte da tarde, confesso, era uma desculpa pra matar aula. Foi o início de um ritual que mantenho até hoje. Meu aniversário é o meu feriado pessoal. Neste dia eu não trabalho. Sempre deixo um dia de crédito na escola, seja um dia de férias, um abono ou até trabalho horas a mais pra compensar, mas não contem comigo.
Neste dia acordo com um café da manhã na cama. Uma tradição em casa. Neste café da manhã tem as coisas preferidas da pessoa. Eu amo pinha, mas nem sempre é fácil encontrar na época. Acordar com as pessoas que amo amontoadas em cima da cama (incluindo a Jackeline, minha gatinha) é a coisa melhor do mundo. A partir daí quero o dia pra mim, eu quero dar as cartas. Quero fazer um "mondicoisa", ou não fazer nada, só dormir. Neste dia não gosto de festinha programada. Tenho um mês todinho pra comemorar com a família, amigos, pessoal do trabalho, galera do forró, gente do coral e, creiam, comemoro mil vezes, sem nenhuma dificuldade. Acho que completar mais um ano de vida é uma dádiva, um verdadeiro presente. Tem pessoas que se sentem depressivas neste dia. Posso entender isso. É um dia em que a gente fecha pra balanço e a balança da vida nem sempre pende pro lado da felicidade. O tempo, inflexível, não para de correr e o final da nossa história já foi escrito, a gente sabe pra onde o tempo está nos levando. Eu, pessoalmente, quase sempre estou bem nesta época e adoro comemorar do meu jeito. Vou ao meu cineminha à tarde, só ou acompanhada, não tenho problemas em relação a isso. Neste dia procuro me conectar comigo mesma, me tratar com o carinho e atenção que sei que mereço. Procuro ficar em silêncio para ouvir meu coração e entender o que me fez feliz ou infeliz naquele ano de vida. Assim posso refazer meu plano de vôo, atualizar minha rota pra que minha viagem seja mais agradável.
Claro que nem sempre dá pra esperar o ano inteiro pra dar essa parada. Tem aqueles dias em que você diz: "Pára o mundo que eu quero descer" e nesse dia a gente precisa parar tudo; pra que se sufocar?
Mas o dia do meu aniversário, este sim, foi o dia que escolhi com muito carinho pra chamar de meu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário